Super Mario Maker Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Itens: Funções Principais

Ir para baixo

Itens: Funções Principais Empty Itens: Funções Principais

Mensagem por Osmariobro Seg Nov 23, 2015 11:27 pm

No modo de edição do game (Edit, ou Course Maker), é a parte onde trabalhamos para montar nossas fases.
Mas, o que exatamente cada item faz, e como usá-los da melhor forma?
Neste tópico veremos as funções básicas!

Tijolos/Blocos Rotatórios: Estes blocos são velhos conhecidos dos jogadores de Super Mario Bros.e seus sucessores. Eles são quebráveis (Mario pode destruí-los ao pular, acertando-os por baixo, mas apenas se estiver "Super", montado no Yoshi ou transformado com um Mystery Mushroom). Eles também podem ser quebrados por cascos de inimigos, como Koopas, por Bob-Ombs explodindo, Thwomps caindo, ataques de Magikoopas e pisoteios de Bowser e Bowser Jr (especialmente gigantes).
No estilo Super Mario World, Eles são substitídos por blocos giratórios (amarelos e com olhos). Eles não são destruídos ao serem atingidos por baixo, apenas giram. Mario pode quebrá-los de cima para baixo usando o Spin Jump ou o Ground Pound, e os inimigos pesados ou gigantes também podem fazê-lo.
Em todos os estilos, estes blocos podem tornar-se Moedas quando um botão P(ou ?) é acionado.
Power-Ups, Moedas, Cipós, itens em geral e alguns inimigos podem ser inseridos neles. Basta escolher o elemento e arrastar para o Tijolo.

Bloco "?": Outro item famoso dos games Mario, geralmente este bloco contém Power-Ups ou Moedas. Em Super Mario Maker, ao atingi-los eles liberam uma única moeda, a não ser que o jogador insira algo diferente dentro deles: exatamente as mesmas coisasque podem ser colocadas num Tijolo normal, podem ser postas neste. A única diferença deste para o Tijolo é que não é facilmente quebrável: apenas Thwomps Gigantes, Bowsers Gigantes, mágicas de Magikoopas e Bob-Ombs podem eliminá-los.

Bloco Duro: Este serve mais como obstáculo ou plataforma. Como o nome sugere, não é facilmente destruído. As mesmas coisas capazes de quebrar os Blocos "?" servem para estes também. Normalmente as escadarias de final de fase são feitas com eles.

Chão/Parede: Bom, sem este elemento, Mario simplesmente não tem apoio! O chão/parede serve para montar todo o layout da fase. Nas fases Ground, Underground, Ghost House e Castle, o uso dele como chão ou parede quase não se diferencia. Nas fases Underwater é possível criar corais fazendo linhas verticais (estilos Super Mario Bros. e Super Mario Bros. 3),e nas Airship dá para fazer mastros, além de outras estéticas de navio.
Este é um dos únicos elementos inquebráveis do jogo.

Canos: O que é um game Mario sem canos? Eles podem ser postos em qualquer parte da fase, e para esticá-los, basta tocar sua parte superior (aonde fica seu buraco) e arrastar na direção da seta amarela que surge. Para rotacioná-los o processo é quase o mesmo, mas deve-se arrastar numa direção em que já não esteja apontado. Os canos servem como transporte e meio de invocar diversos elementos na tela. Se colocar algum inimigo ambulante dentro deles, vários sairão do cano. Se forem inimigos estáticos (como Plantas), eles surgem e recuam para o interior do cano, nunca vindo quando Mario está muito próximo. Os únicos inimigos que não podem ser postos em canos são Bowser e Jr, Thwomps, Bill Blasters, Canhões e Lança-Chamas. Se arrastar Mario para dentro do cano, você cria um transporte entre as duas áreas de sua fase (recurso disponível apenas após liberar todos os itens do game). Moedas e Power-Ups também podem ser postos. No caso das 1-Ups, um limite de 3 surgirão.

Super Cogumelo: O item mais marcante da série Mario, faz nosso herói se tornar Super ao tocá-lo, crescendo para o dobro de seu tamanho! Dessa forma, Mario pode resistir a um ataque inimigo sem perder uma vida, pode destruir tijolos golpeando-os por baixo (ou por cima, usando o Spin Jump ou o Ground Pound). No entanto, torna-se mais difícil passar por áreas apertadas. Você também pode acoplá-los em inimigos para torná-los gigantes, alterando suas mecânicas.

Moeda: Outro elemento icônico. Ao coletar 100, Mario ganha uma vida extra. As moedas são ótimas para guiar os jogadores nas fases: pode-se indicar áreas que escondem segredos com elas, escrever mensagens na tela, etc. Elas se tornam tijolos quando um botão P/? é ativado. Se arrastar uma moeda para dentro de um bloco, o bloco conterá 10 moedas.

Mola: Ela serve para fazer Mario, itens e inimigos saltarem. Em todos os estilos, exceto Super Mario Bros. ela pode ser carregada. Para saltar mais alto, aperte B/A imediatamente ao tocar a mola (quando estiver retraída). Todos os inimigos não-flutuantes podem saltar em molas. Se chacoalhá-la, ela ficará deitada, impulsionando quem as tocar para as laterais. Neste estado, só podem ser carregadas por Yoshi, em sua boca.

Goomba: Ele sabe marchar e andar numa direção! Goombas são os inimigos básicos da série, e normalmente são derrotados com um simples pulo na cabeça. No estilo Super Mario World eles se tornam Galoombas, que ao serem pisoteados, caem virados no chão, e podem ser agarrados, chutados e arremessados.
Debaixo d'água, eles fazem piruetas e nadam na direção de Mario.
Na forma Gigante, ao pisar num Goomba ele se divide em 2 pequenos.
Ao colocar asas, ele se torna um ParaGoomba, e sempre virá saltando na direção de Mario. Debaixo d'água eles nadam velozmente!
Eles podem ser derrotados com saltos, bolas de fogo, esmagados por outros inimigos, com explosões, engolidos, etc.

Koopa: Estes tartarugóides avançam na direção de Mario, como os Goombas. Porém, ao serem pisados, se recolhem no casco, ou escapam dele (Super Mario Worldapenas), podendo ser carregados, arremessados e chutados. Ao chacoalhar se tornam vermelhos. As diferenças entre eles são:
- Verdes andam numa direção e caem caso encontrem um abismo. Os vermelhos dão meia-volta.
- Com asas, os verdes ficam saltando errantemente; os vermelhos voam em linha reta, para cima e para baixo.
Ambos podem se tornar gigantes, e seus cascos são capazes de destruir blocos duros. Não podem ser carregados.
Eles são vencidos pelas mesmas coisas que derrotam os Goombas. Um Spin Jump ou Ground Pound os elimina num golpe só.

Planta Piranha: Normalmente são encontradas em canos, mas podem ser colocadas livremente neste game. Em todos os estilos excetuando Super Mario World, elas ficam paradas dando mordidas (ou entram e saem dos canos), enquanto nele elas saltam e ficam alguns segundos no ar. Ao sacudí-las se tornam Fire Piranhas, capazes de cuspir fogo em linhas diagonais. Também podem ficar gigantes e serem aladas. Nesta forma, todas saltam e ficam alguns segundos flutuando antes de caírem. Mario não pode saltar normalmente sobre elas, mas pode usar o Spin Jump para quicar. Todas as demais formas de ataque podem vencê-las.

Asas: Acople-as em algum objeto ou inimigo para que voe/salte/flutue pela fase! Os efeitos são diversos:
- Power-Ups: ficam passeando pela tela, e podem ser recolhidos normalmente.
- Blocos: agem como os Power-Ups, mas servem de plataforma, e caso contenham itens, podem ser acionados (fazendo-os parar), com exceção do Bloco Musical.
* Blocos Duros, Nuvem e Gélidos ficam voando da esquerda para a direita.
* Blocos Invisíveis também podem ser alados.
* Todos os objetos alados atravessam paredes.
- Inimigos: O comportamento em terra e debaixo d'água se difere:
* Goombas(@): em terra, saltam na direção de Mario. Na água, nadam velozmente em linha reta na direção dele.
* Koopas(@): verdes saltam errantemente, vermelhos flutuam para cima e para baixo.
* Plantas Piranha: saltam e ficam alguns segundos no ar, atacando, e caem.
* Lakitus: Voam de forma ondulada e mais rápida.
* Spinies: Voam em linha reta e disparam espinhos.
* Bloopers/Mamas: Voam ou nada absurdamente rápido, especialmente ao subir.
* Cheep-Cheeps: Pulam mais alto e demoram mais para cair.
* Hammer Bros/Sledge(@): Alteram o padrão de ataque, deixando-o mais previsível.
* Buzzy Beetle: O transforma num Parabeetle, que pode ser usado como plataforma. Quando Mario pisa nele ele faz um esforço e começa a voar cada vez mais alto.
* Thwomp: Ele fica voando devagar, até se aproximar de Mario, daí tenta esmagá-lo.
* Podoboo: Fica voando numa direção até atingir algo sólido, e quica, como uma bola de bilhar, sem parar.
* Bowser/Jr: Apenas demora mais para cair no chão. Bowser Jr. dispara martelos, recua ao alcançar beiradas e não morre ao cair em abismos.
* Rocky/Monty(@): Rocky salta antes de atirar a chave. Monty vem saltando rapidamente para cima de Mario.
* Bob-Omb(@): Voam despreocupadamente pela tela. Se estiverem acionadas, explodem (duh!)
* Spike Top: Apenas voa numa direção.
* Boo/Buddies/Stretch: Voa mais rápido. No círculo de Buddies, eles giram mais rápido e se contraem e expandem. No chão, segue rápido em linha reta e nunca recua, sumindo quando encontra uma parede e ressurgindo na área plana mais próxima (mesmo que superior/inferior).
* Dry Bones(@): Se torna um Parabones. Gigante, ele não se despedaça quando é pisoteado por Mario, exceto se for atingido com Spin Jumps ou Ground Pounds, Bota Kuribo ou Yoshi. Também dispara ossos contra Mario no estilo World. Submerso, se torna um Fishbone veloz!
* Magikoopa(@): Suas magias se tornam aladas, e só geram objetos alados na fase.
* Munchers: Saltam.
* Wiggler: Tenta voar, pulando bem alto. Não perde as asas quando pisoteada, ficando apenas nervosa.
* Bota Kuribo: Flutua ao saltar.
* Chomp: Ataca mais rápido e pula mais alto (solta).
A maioria dos inimigos (marcados com @) perde as asas ao ser atacado uma vez, voltando para o estado natural.
- Outros objetos:
* Vigas: As normais voam devagar, de um lado para outro (de acordo com a direção programada). As azuis caem devagar quando se pisa nelas.
* Qualquer objeto ou item que pode ser agarrado não precisa ser atingido antes para tal. Basta pegá-lo e ele perde suas asas.

Lakitu: Ele voa em sua nuvenzinha, tacando objetos em Mario. Normalmente são Spinies, mas pode ser qualquer item ou inimigo, exceto os mais pesados ou Bosses.
Ao sacudí-lo, você fica com apenas sua nuvem, e pode colocar outros itens/inimigos/objetos nela. Excetuando Mario, a nuvem dura por tempo indeterminado quando tem algo sobre ela.
* Todos os inimigos que Lakitu arremessar se comportarão normalmente após caírem, exceto os Podoboos, que agirão como se estivessem na lava - saltarão da pate baixa da tela até a altura em que foram atirados.
* Se Lakitu disparar Boo Buddies, eles surgirão após o primeiro Boo cair, e Lakitu não atacará mais nada enquanto eles estiverem visíveis.
* Lakitu não pode ficar gigante, pois é capaz de arremessar Cogumelos. No entanto, quando joga itens, ele os atira três vezes e vai embora em seguida.
* Inimigos que disparam vão fazê-lo incessantemente quando estiverem sobre uma nuvem. Inclusive Bill Blasters!
* Mario pode tirar Lakitu ou outros inimigos da nuvem e voar com ela por um curto período de tempo.
* Qualquer objeto alado na nuvem fará ela voar de modo ondulado.

Spinies: Eles são normalmente a munição de Lakitu. Eles andam até se chocarem com alguma coisa, e recuam. Também andam no teto, e caem girando na direção de Mario quando ele se aproxima. Apesar da casca grossa, não resistem à bolas de fogo, e podem ser pisados se estiverem de ponta-cabeça. Mario pode evitar de se machucar usando Spin Jumps sobre eles. Com asas, eles voam em linha reta e disparam espinhos.
Sacudindo-os, você gera o Spiny Helmet, um capacete que destrói (ou pelo menos causa dano) qualquer objeto sólido ou inimigo sobre a cabeça de Mario. Evite usá-lo em blocos que possam conter itens, ok? Para equipar, basta ficar debaixo dele quando cair, ou segurá-lo e agachar ao mesmo tempo.

Viga Flutuante: Esta plataforma é sólida apenas em cima. Ela flutua na direção que quiser! Basta clicar na setinha. Ela vai e volta sempre na mesma trajetória. Ao sacudí-la, se torna azul e cai quando se pisa em cima. Para outras funcionalidades, pode-se conectá-la com Trilhos. Se Mario atingir o teto da fase enquanto pisa numa plataforma destas indo para cima, ele não será esmagado; vai atravessar a viga e cair. Também é possível acoplar asas nelas.

Flor de Fogo: Esta flor transforma o herói em Fire Mario, capaz de disparar bolas de fogo pelas mãos. Muitos inimigos que não são vencidos com os saltos sofrem com o fogo. Além do dano, o fogo pode acender Bob-Ombs. Nos estilos Worlde New, ao executar o Spin Jump, Mario atira bolas de fogo para os dois lados, simultaneamente. As Flores podem ser postas em blocos ou canos, como itens individuais ou graduais (ponha uma Flor de Fogo visível na fase, um Cogumelo e arraste-o para cima dela, e os itens se fundirão).

Estrela: Quem não se sente "o tal" quando consegue uma destas? Durante alguns segundos Mario se torna invencível, podendo derrubar a maioria dos inimigos com apenas um golpe! Cada inimigo vencido rende pontos, que acumulados geram vidas extras! Porém, nem tudo são flores. Enquanto é verdade que Mario não sofre dano para inimigos e seus ataques, espinhos, Munchers e Engrenagens, ele não está a salvo de abismos ou de ser esmagado por Munchers ou Canhões que caem (sim, você NÃO leu errado). Mario também fica mais veloz e consegue saltar mais longe. Nos estilos Super Mario 3 e New, ele dá piruetas ao saltar!

Cogumelo 1-Up: Eles lhe garantem uma vida extra. No modo 100 Mario Challenge, você pode pegar até três numa mesma fase.
Podem ser postos em tijolos, blocos, Bill Blasters, canos, Lakitus, e também aceitam asas. Se forem disparados por inimigos ou canos, surgirão apenas 3.

Bill Blaster: Este canhão comprido atira Bullet Bills, balas ambulantes que voam lentamente em linha reta. Como o disparador tem dois lados, ele pode atacar Mario em qualquer direção, exceto acima ou abaixo. Ao sacudir, o Bill Blaster fica vermelho, e manda Bullets teleguiados. Você pode esticá-lo da mesma forma que os canos, e também alterar sua munição, arrastando objetos para dentro dele. Podem ser inimigos comuns, gigantes, alados, itens ou Power-Ups. Dependendo do objeto o Blaster pode lançar indefinidamente, ou apenas de um a três por vez. Eles também são pesados o suficiente para esmagar outros inimigos (ou prensá-los contra uma parede). Qualquer objeto colocado num Blaster vermelho será disparado com maior distância, velocidade e violência!

Blooper/Nanny: Esta lula se move devagar para baixo, e velozmente na diagonal, fazendo-o sempre que alcança a altura em que está a cabeça de Mario. Mesmo ao ar livre conseguem flutuar, e podem ser vencidos com saltos. No entanto, embaixo d'água, seu habitat, ele só pode ser derrotado com bolas de fogo, golpes de cascos, etc. Sacuda-o para gerar uma Blooper Nanny, que flutua com seus filhotes a tiracolo. Podem ser gigantes, alados (se tornam absurdamente velozes!), serem postos em canos e disparados por outros inimigos/objetos.

Cheep-Cheep: Um peixinho nervoso. Em terra, ele saltará da parte baixa da tela para o nível onde Mario está, para atacá-lo. Se tocar na lava do Castelo, fica em chamas (não salte sobre ele neste estado!). Na água, nada sempre para a esquerda, exceto se for disparado de um Bill Blaster. Chacoalhe para deixá-lo vermelho. Estes saltam na direção de Mario em terra, e na água nadam de um lado para o outro. Com asas eles saltam e demoram mais para cair, e na água nadam de forma ondulada.
Ao contrário da maioria dos inimigos, não se pode empilhar Cheep-Cheeps, nem com outros elementos. Mas eles podem ser postos em Trilhos. Normalmente eles atravessam qualquer obstáculo, também.

Espinhos/Jelectros/Ouriços: Um dos obstáculos mais perigosos do game, os espinhos causam dano à Mario, e não podem ser destruídos, nem movidos. Eles também não são afetados pela gravidade! Debaixo d'água se tornam Jelectros no estilo Mario 3 ou Ouriços em World. Infelizmente para Mario, ele é o único que não pode tocar nos espinhos: todos os inimigos podem caminhar sobre eles, e Mario só consegue com a ajuda de Yoshi, da Bota Kuribo ou da Estrela. Os espinhos não têm nenhuma função além de aumentar a dificuldade do jogo.

Plataforma Cenário: Esta serve mais como decoração. É sólida no topo, então pode-se pisar sobre ela, e atravessar a parte baixa. Cada área tem 3 formas: basta sacudir até arranjar a forma desejada. Pode-se ampliá-la para cima ou para os lados, tocando as extremidades (surgem um botão amarelo, toque nele) e arrastando para o comprimento desejado. Só tome cuidado para não colocar uma dessas no topo da fase e cercar com paredes ou outros objetos inquebráveis, pois Mario pode subir sobre elas e não será capaz de descer! Como se trata de um "fundo", outros objetos podem ser postos à sua frente.

Item Exclusivo (Mystery Mushroom/Super Folha/Pena de Capa/Hélice): Dependendo do estilo gráfico que estiver usando, um destes 4 itens estará disponível:
* Super Mario Bros.: o Mystery Mushroom é um cogumelo com um sinal "?". Com ele Mario pode se transformar em outros personagens, como Pikachu ou Link. Para liberar novos personagens, jogue o modo 100 Mario Challenge em todas as dificuldades, para liberar um a cada vez que finalizar (é na sorte). Ou tenha o Amiibo do personagem e escaneie-o no leitor do Gamepad (abaixo do direcional em cruz). Alguns personagens só são obtidos através dos Amiibos, e outros apenas completando as Event Courses. Os personagens têm a mesma jogabilidade do Super Mario, mas com a estatura do Mario pequeno. E não podem usar Shellmets (cascos como capacetes). Quando Mario é atingido perde a transformação, e se cai num buraco ou passa de nível, as músicas características de cada personagem tocam nestes momentos!
Se colocar um Mystery na fase, Mario se tornará qualquer um dos disponíveis que você tem de forma aleatória. Para selecionar um específico, toque no cogumelo após colocá-lo na fase, e surgirá a lista para você escolher. Com qualquer personagem, aperte para cima no direcional para ver uma pose!
* Super Mario Bros. 3: Neste modo temos a Super Folha, que transforma Mario em Raccoon. Com a cauda, Mario pode planar, dar rabadas e até mesmo voar! A cauda pode destruir blocos pelas laterais, e derrotar a maioria dos inimigos (até mesmo as bolas de fogo de Bowser!). Para voar, corra até atingir a velocidade máxima (a barra P se encherá e você ouvirá um assobio), daí salte e fique pressionando repetidamente o botão de pulo. Faça isso no ar também para descer planando.
* Super Mario World: Neste estilo temos a Pena de Capa, com funções similares às da Super Folha. Com a capa, Mario pode planar, dar capadas, voar e também executar manobras como um terremoto e um golpe de corpo! Para planar, segure o botão de pulo no ar. Para dar capadas use o botão de corrida, ou o Spin Jump. Para voar, corra até que Mario abra os braços, salte, segure o botão de correr (Y ou X, geralmente), e faça movimentos para frente e para trás no ar. Para fazer o terremoto, execute o vôo e caia com tudo apertando para a frente. O Golpe Corporal é feito segurando para trás enquanto está com a capa aberta no ar.
Se Mario for atingido por um ataque enquanto estiver voando, não perderá seu poder, mas cairá meio tonto.
* New Super Mario Bros U: E finalmente, temos o Cogumelo Hélice. Para acioná-lo, aperte L/R/ZL ou ZR. Mario saltará bem alto girando, e cairá devagar, só podendo repetir o movimento depois de pisar em alguma plataforma. Se ficar pressionando o botão durante a queda, ele girará e cairá mais devagar. Se apertar para baixo durante a queda, ele desce como uma broca!

Osmariobro

Mensagens : 1
Data de inscrição : 23/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos